Curtas pra curtir

Bem, pessoal... Depois de noites a claro para cumprir  os prazos, os curtas para a TV Cultura foram entregues.  Eles deverão passar nos intervalos dos programas do canal, que em breve terá transmissão em HD. Então poderemos conferir e curtir esses trabalhos com bastante qualidade de imagem. Aliás, esse foi um dos motivos para termos caprichado tanto, pois qualquer errinho seria facilmente percebido. Toda a equipe deu o máximo de si. Eram frames que não acabavam mais e muita responsabilidade pra alcançarmos um visual legal.  Abaixo vocês podem conferir algum previews e conhecer um pouquinho do processo de produção de cada um.
A carona
Foi neste curta aqui que mais pude aplicar coisas novas do mercado de animação. A técnica que utilizamos é conhecida como "animação limitada". Ela pode ser muito prátida e te ajudar muito em prazos curtos. Se bem utilizada não fica devendo nadinha ao full-animation ou mesmo 3D. Grande parte das séries em animação atualmente são produzidas nesta técnica. Ela pode ser feita em diversos softwares, mas cada um proporciona um resultado diferente. O roteiro foi baseado em uma antiga HQ minha, de poucas páginas. Queríamos, aqui, fazer algo para jovens e adolescentes. Algo que tocasse eles, algo romântico e com um visual descolado. Os desenhos foram feitos pelo meu amigo, Gilvany Oliveira. que deu um trato bem bacana no design dos personagens que eu havia feito de primeira, e  foi também quem fez todo o storyboard. Os cenários se revesam e se misturam no 2D e 3D. Os cenários em 2D foram desenhados pelo Everton Leão e coloridos por mim. Os em 3D, foram feito por um carinha muito safo chamado Alex Ruiz. Resolvi usar o 3D por aqui por corresponder melhor na construção de monumentos e outros elementos que achei fundamental serem retratados com um pouco de fidelidade ao real, e por possibilitar movimentos de câmera que dariam um toque especial. Os movimentos de personagens e toda a edição foi executada pelo Gustavo Medeiros. Um excelente artista e grande parceiro de trabalho, com quem montei um estúdio do qual devo falar  alguma coisa  a respeito em posts futuros. Abaixo, frames de alguns momentos legais d'A carona".



 



O  gigante de Água
Acho que entre os três, esse foi o mais divertido de dirigir. Também pude animar muitas cenas. Para as cenas de ação nossa maior referência foi Naruto e outros trabalhos orientais. Graças a este curta especificamente, nossa pasta de referências ficou bem pesada. Às vezes não resistíamos e ficávamos um bom tempo assistindo animações que dão até raiva de se ver de tão boas que são. Os japoneses são mesmo grandes mestres. O roteiro saiu de uma idéia antiga que tive sobre gigantes que degladiavam entre si. Um  feito de água e outro de sujeira.
Quando li o edital e vi que um dos temas era meio ambiente, tratei de falar com o Gustavo para me ajudar a por no papel. O storyboard foi feito pelo Everton Leão, como quem pude animar as cenas, e quem na verdade animou maior parte dos curtas feitos em full-animation. Até o Gilvany arriscou alguns movimentos. A edição, os efeitos especiais e texturas ficaram a  cargo do Gustavo, que, putz! Deu um show, e melhorou em cem por cento o visual. Este curta, infelizmente, não pode ter os cenários tão caprichados quanto os do Lembranças ao Rio ou A Carona. Pois, como o tempo para a produçãonera curto, eu precisei escolher entre fazer bons movimentos ou cenários excelentes. Mesmo curtas de apenas um minuto como este, dão muito trabalho e levam tempo quando feitos na técnica tradicional.  A  sonorização foi toda feita pelo Alex Ruiz, que também deu um show.








Lembranças ao rio
Este também veio de uma ideia antiga que ainda não havia materializado e, de todos, é o que acredito ter o tema mais forte. Dos três, foi o ultimo curta que produzimos. E por conta disso, ele saiu numa qualidade melhor que os outros em aspectos gerais. Como disse meu amigo Everton, ele parece ser “mais completo”. O som, os cenários, a edição, o timing das cenas e o tema, parecem ser mais bem trabalhados que nos outros. A animação foi feita por mim e  pelo Everton. A arte final e cores, em sua maior parte foi feita pelo Gilvany, e os cenários dividi entre ele e o Everton. A edição foi feita pelo Gustavo Limeira. E o som, pelo Alex Ruiz.
Esses quase quatro meses foram certamente de muita diversão, mas sobretudo,  trabalho e aprendizado. Espero que esses editais se multipliquem, tomem espaço, e que outros estados  também possam ter editais possibilitadores da realização de trabalhos nessa linguagem. Além de entretenimento, a técnica da animação tem um poder que, certamente, quem visita este blog conhece! Sem contar que,  pelo que venho percebendo, talentos e vontade de produzir não faltam, seja aonde for. Basta a iniciativa dos órgãos competentes.









Os resultados do edital CulturaAnimação serão lançados Junto ao sinal digital da TV Cultura, dia 14/12, sexta-feira no Teatro Waldemar Henrique e na Praça da República. O evento começa às 17:00, terão shows, exposições e o pronunciamento do governador que está previsto para acontecer às 18:00, depois do governador é que começará a exibição dos curtas de animação.   

Espero que tenham gostado do post e até a próxima, galera!










Comments

fhhgfhgjh said…
poh que bacana!
Meus parabénsá todos! :D pena que nao moro mais no Brasil, se nao adoraria ver um desenhista conhecido da antiga cena zina na tv :D

Popular posts from this blog

Cartilha em HQs - UFPa

Mais curtas em animação vindo aí!